Dinheiro - Respeite os seus limites
Antes de entrar na parte técnica, nos números e nos milhões que vamos ganhar, quero abordar um assunto que vejo ainda tratado de forma velada, sobretudo em épocas de descontos e cursos milagrosos diversos.
Venha ser rico, venha ganhar X reais por dia/mês/ano, venha atingir o sucesso financeiro e andar de carro importado e morar na praia do Instagram como eu. Essa propaganda toda é muito legal, porém esconde uma coisa importante: o tempo de preparo.
O ser humano não nasce correndo; ele nasce todo mole, aí aprende a segurar o pescoço, começa a ficar em posição de engatinhar, só depois engatinha, começa a se levantar apoiado, dá seus primeiros passos, anda torno, cai, levanta, cai, levanta, e alguns nem chegarão a correr com a destreza de um atleta.
Porque o nosso financeiro seria diferente? Como esperar virar profissional ou ficar rico, com um curso de final de semana? Tudo exige preparo e o preparo leva tempo. No jogo das receitas e despesas, é preciso fazer o seu dinheiro ficar forte e, nesse ponto, você precisa primeiro conhecer, e além disto respeitar, os seus limites.
Calcule comigo. Se você ganhar 2 mil reais, e gastar 3 mil, quanto vai lhe sobrar? Vai ficar devendo, certo? E, devendo, quantos milhões vai juntar ao longo dos anos, com a mesma conta se repetindo? Poderíamos entrar em cálculos de juros compostos, aplicações diferenciadas, tempos de operação e teorias econômicas, mas a verdade é que o básico é que, para você juntar algo, primeiro vai precisar sobrar.
Antes eu achava que, para sobrar, eu tinha que economizar, mas isso não é 100% verdade. Faça a conta dos seus ganhos e dos seus gastos, e procure gastar abaixo do que ganha; recomendação básica sobre finanças pessoais. Mas um passo tão importante quanto, é aumentar seus ganhos.
Seu limite financeiro não aumenta com o limite do banco ou do cartão, ele aumenta à medida em que suas receitas (tenha mais de uma) aumentam, de preferência receitas passivas. Entenda que crescimento exige preparo e, não, não vai acontecer com um curso de 2 dias (embora ele possa ser parte da sua preparação).
Respeitar os seus limites, quando se pensa em dinheiro, exige retirar o dinheiro do foco principal. Se tiver pouco dinheiro para investir, invista primeiro em você. Compre livros, consuma cursos e vídeos gratuitos (tem muitos na internet, no YouTube, por exemplo), procure assuntos que vão lhe agregar e lhe tornar mais valioso para o mercado. Isso fará com que suas receitas aumentem muito mais do que o rendimento da poupança ou de outras aplicações conservadoras (porque, no começo, se vocẽ se arriscar sem conhecimento nas mais agressivas, vai é perder tudo). Quem sabe você descobre algo em que possa empreender!
Entenda que, antes de todas as teorias avançadas do mercado, vem a matemática básica, em que "de grão em grão, a galinha enche o papo". Invista na sua galinha dando milhos maiores para ela, porque se você somente reduzir a ração, ela vai morrer de fome.
Está chegando agora? Então aproveite para seguir essa jornada conosco e dê uma conferida também no canal no YouTube: Kanso Tech. Quero colocar você para pensar e construir riqueza, chegar à independência financeira, mas antes de correr, vamos aprender a engatinhar e a andar, para que as quedas sejam construtivas.
Comentários
Postar um comentário