Receitas e Despesas

 Vamos começar a colocar a mão na massa? Por mais básico que possa parecer, entender sobre o que são receitas e despesas é fundamental para um dia chegarmos à tão sonhada independência financeira!

De forma bem simplista, a vida financeira das pessoas, e também das empresas, funciona como uma balança: de um lado o sinal positivo e do outro o negativo. O equilíbrio ou desequilíbrio dessa balança vai determinar se você sua saúde financeira é boa, ruim ou se está no zero a zero.

Vamos falar primeiro das receitas, ou o lado positivo. Para entrar dinheiro na sua carteira, você tem algumas opções, como: vender o seu tempo, se for trabalhar para alguém, seja de forma braçal ou com o seu conhecimento, empreender seu próprio negócio, receber receita passiva ou ativa, como aluguéis (que podem ser ativo, se você administra o imóvel, ou passivo, se delega e apenas recebe "sem esforço"), dividendos, e, até mesmo, uma aposentadoria, que você investiu ao longo da vida, seja de forma privada ou obrigado pelo governo, e agora recebe o retorno mensal.

Quero fazer um parêntese importante: crédito não é receita e nem disponibilidade; é dívida. Se você usa o seu cartão de crédito ou cheque especial, é como se estivesse contraindo um empréstimo. Aliás, é como não, é exatamente isto. E isto é tão verdade, que se você não pagar o cartão, há incidência de juros, que é uma taxa que você está pagando, por usar o crédito do banco.

Então já aproveitemos e falemos das despesas, ou o lado negativo. São as contas mensais (água, luz, telefone, aluguel, etc), as compras que você faz, os juros que paga por ter usado o cheque especial, cartão pago em atraso, e por aí vai. É importante entender (nesse momento sem entrar nos detalhes), que despesa é aquilo que vai fazer você gastar o que ganhou nas receitas.

Então, pensando na balança, e usando números como exemplo, se suas receitas somam 1 mil reais, e você gasta 2 mil, sua saúde financeira está ruim. Se gasta 1 mil, está no zero a zero, e se gasta menos de mil, vai sobrar receita, que você poderá guardar, investir ou aumentar seus gastos.

Como disse, pode parecer simples, mas é a base. O primeiro passo então, é você levantar o quanto você ganha por mês (positivo) e quanto gasta (negativo). Fazer uma conta simples para saber sua situação hoje. Isso é necessário e fundamental para determinar em que lugar da estrada você está e o que tem que fazer para chegar no alto da montanha.

Eu até fiz uns vídeos sobre como planilhar isso. Dá uma olhada na playlist de educação financeira do canal Kanso Tech, no YouTube: Playlist Educação Financeira.

É isso aí! Vamos começar a dar os passos porque a liberdade financeira nos espera!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Turbinando o Raspberry Pi 3 - Resfriamento e botão para ligar e desligar

Manutenção Alfawise X

Elimine as dívidas